terça-feira, 25 de junho de 2013

AF APRESENTAÇÃO

Alunos,

A avaliação final da disciplina de apresentação consiste em um portfólio em formato digital (PDF) que deve ser enviado por e-mail (labg.unibh@gmail.com) até dia 4/7. O portfólio é individual e deve conter uma capa, apresentação do aluno e apresentação do projeto da disciplina de processo. É desejável também que seja inserido algum outro trabalho desenvolvido durante o semestre. O formato é livre, porém o arquivo não deve ultrapassar 6MB. 

Como referência para a diagramação do trabalho todos devem pesquisar artistas e movimentos como El lissitzky, Bauhaus, Alexander Rodchenko, Pop Art, Cubismo, entre outros.

Boas referências também podem ser achadas nos catálogos das exposições do MoMa:
http://www.moma.org/explore/publications/seasonal_catalogs

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Notas APRESENTAÇÃO GRÁFICA

As notas do semestre serão distribuídas da seguinte maneira:

1. Trabalho Museu: 5 pontos
2. DAD Arquitetura não solicitada: 25 pontos
3. PREZI TIG: 25 pontos 
4: TIG: 10 pontos (nota da banca).
5: AF Portfólio: 25 pontos
6: BLOG: 10 pontos (participação, postagens vídeo Koyaanisqatsi: Life Out of Balance e Powaqqatsi: Life in Transformation, postagens de assuntos correlatos a diciplina). 

Apresentação TIG

Alunos,

Favor postar a apresentação do PREZI nos blogs para avaliação.

Abs,

Mateus

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Estudo de insolação no SketchUp

Além de ser uma boa ferramenta para modelagem, o sketchup também pode ser usado para análises simples de insolação. Contudo, é preciso inserir as coordenadas do lugar onde a construção vai ser edificada.
Para isso, vá em “windows” “model info” e clique na aba “location”. Selecione o país e a cidade. Caso sua localidade não apareça na lista, clique em “custom loction” e insira as informações manualmente. 

Belo Horizonte:  -19 55 15,  43 56 16
O Norte esta configurado por "default" no eixo verde. Em algumas versões do sketchUp é possível mudar o norte, mas se este não for o caso basta rotacionar o modelo.

Após estas configurações, é só mover o sol através dos menus “date” e “time” e ver como ele se comporta em relação ao projeto.

Pelo método que proponho, iremos estudar esta casa em três períodos distintos do ano: solstício de inverno, equinócio (primavera/outono), e solstício de verão.
"Para que não sabe, o solstício de inverno marca a entrada do mesmo (é também o período em que o sol está mais inclinado), e por conseqüência, o solstício de verão, marca a entrada desta estação (onde o sol está mais perpendicular à superfície). Já o equinócio ocorre no inicio do outono, e da primavera".
As datas para estes períodos são 22/6 (inverno), 21/3(outono) ou 24/9 (primavera), e 22/12 (verão). Entenda que tanto faz fazermos análise para o dia 31/3 como 24/9, pois a inclinação do sol nestes dois dias é igual. Se fossemos fazer uma análise térmica, ai sim, teríamos que levar em consideração as duas datas separadas, já que não seria só a geometria de insolação o único fator a levarmos em conta. Mas isso fica para outro artigo, o objetivo aqui é apenas análise de insolação.

Para mais informações: 

http://www.ufjf.br/projeto3/files/2011/03/Insola%C3%A7%C3%A3o-no-Google-SketchUp-6.pdf
http://folhaazero.wordpress.com/2008/05/31/estudo-insolacao-sketchup-ii/

terça-feira, 4 de junho de 2013

Passo a Passo e Dicas







Blogs e sites: SketchUp e Photoshop

Estou postando alguns links para vocês poderem incrementar no tratamento das perspectivas do TIG. Acho importante todos investigarem bastante antes de iniciarem o trabalho de posprodução das perspectivas. Lembrem-se que antes de tudo é necessário elaborar uma estratégia clara de apresentação para embasar todo o trabalho.

 
http://www.alexhogrefe.com/tutorials/




http://www.alexhogrefe.com/sketchup-to-photoshop-quick-re/


Como tirar as linhas do sketchUp e editar no photoshop:
http://tutoriaisportiago.blogspot.com.br/

Para quem tem interesse em investigar mais o trabalho de renderização pode baixar o Vray:
Vray (precisa ser feito o cadastro no site, versão demo): http://asgvis.com/in...m...info&id=245
Vray (precisa ser feito o cadastro no site, versão acadêmica): http://asgvis.com/in...m...info&id=246
Tutorial Iluminação: http://www.babooforu...howtopic=625461
Site Oficial do Vray (Tutoriais): http://www.aversis.b.../vray/index.htm


Ou o Kerkythea:

Kerkythea (renderizador gratuíto): http://www.kerkythea...?...einfo&id=64
Plugin para integrá-lo ao SketchUp: http://www.kerkythea...?...einfo&id=60
Fontes de Luz: http://www.kerkythea...?...leinfo&id=5
Tutorial em Português (IMPORTANTE): http://www.kerkythea...?...einfo&id=69
Materiais: http://www.kerkythea...?...select&id=3

Texturas:
Cg Textures: http://www.cgtextures.com/
Accustudio (clicar no menu Exchange e em Textures): http://www.accustudio.com/
FilterForge: http://www.filterfor...ry47-page1.html